Esta é das primeiras fotografias aéreas realizadas na cidade, possivelmente a bordo de um avião originalmente do Condor Syndicat e que já se chamava VARIG (desde 1927). Se a foto foi realizada até 1930, deve ser o avião Atlântico, responsável pela Linha da Lagoa.
Em primeiro plano à direita, em cinza, os prédios da Santa Casa. Em segundo plano, também à direita, em tom claro, o complexo industrial da Leal, Santos & Cia.
Agora ficou fácil! É a Praça Barão de São José do Norte. Neste momento, ainda não havia sido cortada em dois evitando a intensa curva feita pelos bondes. Desta forma, dava continuidade entre o final da Rua Marechal Floriano e o início da Rua Aquidaban.
É uma destas fotos raras e repletas de elementos urbanos, se observando um crescimento ainda tímido da Cidade Nova e uma população de pouco mais de um quarto da atual. Muito a cidade cresceria e avançaria sobre o litoral da Lagoa dos Patos e o Saco da Mangueira nos 90 anos seguintes. A linha da Rua 15 de Novembro ainda estava muito longe de ser rompida.
Praça Barão de São José do Norte por volta de 1930. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário