Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 14 de julho de 2020

RIO GRANDE DE SÃO PEDRO


Entre as possibilidades de conhecer o passado, a visualização da cultura material é uma delas. Isto pode ser feito com representações pictográficas ou fotográficas. Entre outras possibilidades está a reprodução de cenários e de peças ligadas a um período histórico. 

Um exemplo na esfera local é o trabalho realizado pelos irmãos José Carlos e por Urano Espíndola. Mais de três décadas de dedicação legaram à comunidade centenas de peças que possibilitam a visualização da história da cidade do Rio Grande no século XVIII. Especialmente, no período entre 1737 e 1777, mas, com incursões ao século XIX (como a Revolução Farroupilha).
 
São maquetes e peças, de diferentes tamanhos e materiais, frutos de muitas pesquisas históricas, que possibilitaram reproduzir com segurança vestuários, chapéus, fortificações, armamentos, fardamentos, embarcações, cenários de combates, etc, relativos a um período histórico que definiu a orientação luso-brasileira do Rio Grande do Sul. 

Para lembrar: diferente da maior parte do Brasil, o Rio Grande do Sul, no período colonial, teve três experiências civilizatórias em seu espaço: a jesuítico-espanhola (1626-1759), a luso-brasileira (1737-...) e a ocupação militar espanhola (1763-1776). Rio Grande foi o espaço fundamental para coordenar estratégias de ocupação militar, povoamento civil, organização político-administrativa e viabilização econômica via espaço portuário. 

Nesta direção, lances decisivos do surgimento do Rio Grande do Sul português no século XVIII só são compreensíveis buscando esta contextualização histórica na disputa pelo controle da Barra do Rio Grande.  

José Carlos e Urano Espíndola deixaram um legado palpável de evidências da cultura material desta época. Um trabalho que somente várias décadas de dedicação e um profundo espírito de investigação histórica poderiam ter produzido.

O endereço do facebook dos irmãos Espíndola trazem mais informações sobre este tema/Coleção:


      As fotografias a seguir, pequena parte da Coleção, foram obtidas no endereço eletrônico:  

http://secultrg.blogspot.com/2017/06/rio-grande-ganha-mais-um-espaco-cultural.html










Urano, José Carlos e Bruno (neto). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário