Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 16 de junho de 2020

CARTOGRAFIA HISTÓRICA

Convido aos leitores conhecer este artigo que evidencia a relevância da cartografia histórica para a compreensão dos processos espaciais e históricos. É uma parceria fruto da Dissertação de Mestrado defendida por Maria Cristina  Chaves Pires. 



 v. 13, n. 4 (2020) 

Cartografia Histórica da Cidade do Rio Grande/RS: Expansão Urbana entre 1737 e 2017.

Maria Cristina Chaves Pires, Ítalo Seilhe Reis, Luiz Henrique Torres, Éder Maier

Resumo


Os mapas históricos preservam informações geográficas sobre a ocupação humana, a expansão urbana e as transformações ambientais ao longo da história. Nesta perspectiva, efetuamos a coleta, catalogação, descrição e interpretação de mapas do sítio urbano da cidade do Rio Grande, a fim de investigar a expansão urbana desde a fundação em 1737 até 2017. No presente estudo foram analisados oito produtos cartográficos representativos da expansão do núcleo central urbano da cidade do Rio Grande, foi utilizado desde documentos cartográficos históricos do século XVIII até as imagens de satélite da atualidade, buscando identificar a área urbana e suas transformações. As análises mostraram uma expansão urbana em função do crescimento demográfico propiciado pelas atividades militar, portuárias e industriais, que provocaram   profundas alterações na geomorfologia original do pontal. Adicionalmente, a condição fisiográfica é um dos maiores desafios para a expansão urbana do Rio Grande, novas porções de terrenos continuam sendo incorporados ao urbano através de aterros das áreas inundáveis por particulares, nas margens da Lagoa do Patos e Saco da Mangueira. E os projetos formalizados, oriundos do Poder Público, no passado promoveram as principais mudanças ambientais como, por exemplo, os aterros na área do porto, mas atualmente os projetos utilizam de áreas regularizadas. Favorecendo o adensamento urbano. A expansão urbana da cidade aconteceu em resposta à necessidade de desenvolvimento frente aos diversos ciclos econômicos de sua história, alterando a fisiografia do pontal arenoso para atender as demandas socioeconômicas de cada período.
*Depois de postar a informação, constatei que o arquivo completo ainda não está disponível na página. Acredito que em breve deve ser disponibilizado.

Um comentário:

  1. Deixamos aqui nosso agradecimento pela parceria, nossa pesquisa foi enriquecida com a participação do Professor, que em muito contribuiu para seu sucesso.
    Obrigada por dividir conosco um pouco de seu vasto conhecimento, por sua atenção e disponibilidade. Seus ensinamentos nos acompanharão e esperamos nos encontrar novamente em pesquisas futuras. Obrigada!

    ResponderExcluir