Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 10 de junho de 2020

RUA RIACHUELO EM 1954

        O jornal O Tempo do dia 4 de julho de 1954 publicou uma matéria em que o articulista estava "um pouco" ácido. Uma das ruas mais importantes da história do Rio Grande do Sul (que ficava junto ao Porto Velho do Rio Grande), recebeu o seu nome em 1865 (se chamava Rua da Boa Vista) em homenagem a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo. O articulista faz, pejorativamente, várias analogias com a referida Batalha e com o estado deprimente da Rua Riachuelo. 

     A historiografia econômica ressalta que a crise das economias periféricas ao eixo Rio-São Paulo (a concentração de capitais no Sudeste) vai se acentuando desde a década de 1930. 

      Fica a questão se a Rua Riachuelo, -que sediava desde o século XIX inúmeras empresas de exportação e importação-, se esta Rua chegou em apenas duas décadas ao estado deprimente relatado na matéria devido a: concentração de capitais, II Guerra Mundial, crises econômicas e/ou a decadência do Porto Velho com o surgimento do Porto Novo? 

     Se em 2020 é desolador observar o casario em ruínas ou descaracterizado arquitetonicamente, estamos a cerca de um século dos primórdios da crise do comércio internacional que era realizado na cidade (a partir da década de 1920). Porém, já em 1954 a Rua estar em estado tão deprimente como o relatado? Isto evidencia a rapidez da decadência econômica do pujante logradouro surgido desde a década de 1820 e que acompanhou o desenvolvimento do capitalismo internacional.  
    

O Tempo, 04-07-1954. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário