Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 12 de abril de 2020

APONTAMENTOS - ESTRADA DE FERRO RIO GRANDE A BAGÉ


FLORES, Luiz Leopoldo. Apontamentos Históricos, Corográficos e Estatísticos para Relatório Consular.  Lisboa: Typographia Moderna, 1898. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 
         O Vice-Consul de Portugal no Rio Grande do Sul Luiz Leopoldo Flores elaborou apontamentos para a compreensão da situação Rio-grandense após a Revolução Federalista (1893-1895) evento que desorganizou a produção e dividiu o Estado entre chimangos e maragatos.

      Frente a luta dos legalistas e revolucionários pelo controle do aparelho de Estado o Vice-Consul buscou as raízes históricas, populacionais, econômicas e as perspectivas de desenvolvimento estadual para obter uma radiografia das perspectivas de investimento e imigração portuguesa. 

      O resultado foi um apanhado de dados de interesse dos pesquisadores ou inúmeras curiosidade para os leigos. O livro foi publicado em 1898 e muitas informações retratam o impacto da Revolução Federalista ou Revolução da Degola.

        Um exemplo é reproduzido abaixo, referente a Estrada de Ferro Rio Grande a Bagé que sofreu sabotagens como o descarrilhamento de trens durante este conflito político-militar. A matéria também cita as 17 estações ligando Rio Grande a Bagé e a falta de segurança para viagens nesta linha que se estabeleceu naquele período. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário