Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

GRAPHIC NOVEL - MOBY DICK DE CHABOUTÉ

Primeira edição de Moby Dick, 1851. 

Editora Pipoca & Nanquim.

  



         Obra do quadrinista francês Christophe Chabouté (1967) que tem sido aclamada é a adaptação do romance de Herman Melville Moby Dick (Pipoca & Nanquim, capa dura, formato 21,5 x 28,5, 256 páginas, p&b, 2017). O romance gráfico retrata a obsessão e a insanidade do capitão de um navio baleeiro que deseja se vingar do cachalote branco que lhe arrancou uma perna. O livro do norte-americano Melville foi publicado em 1851 e se inspirou no naufrágio do navio Essex que perseguiu uma baleia e acabou afundando e também de um cachalote albino (na Ilha chilena de Mocha) que, na década de 1830, se defendia furiosamente da investida de navios.
       “Christophe Chabouté conta com uma carreira sólida de mais de duas décadas de produção, mas seu maior desafio veio em 2014, quando se propôs a adaptar para os quadrinhos o cultuado romance Moby Dick, conservando o texto original e irretocável de Herman Melville. O resultado é uma graphic novel de tirar o fôlego, de visual singular, estruturação perfeita, dinâmica, cativante e extremamente fiel ao livro original. A reconstrução de época, o ritmo narrativo, a caracterização física e psicológica de todos os personagens… cada quadro desta obra foi cuidadosamente pensado para ser um componente de um todo tão belo quanto insondável, mas também para funcionar como uma pequena maravilha por si só. Prepare-se para a emocionante caçada à maior das criaturas do mar, ao lado do narrador Ismael, do misterioso aborígene Queequeg e de uma tripulação que oferece o próprio sangue para seu capitão em troca da promessa de glória e ouro, sem saber que, na verdade, o que os aguarda é a desgraça e o infortúnio! Em 2017 a obra foi publicada nos Estados Unidos em uma edição de luxo pela editora Gallery 13, onde recebeu uma indicação ao prêmio Eisner na categoria Melhor Adaptação. Aqui no Brasil, com a edição da editora Pipoca & Nanquim, ganhou o Troféu HQMix 2017 nas categorias Adaptação para os Quadrinhos e Edição Especial Estrangeira” (https://pipocaenanquim.com.br/produto/moby-dick-de-chaboute/).
       Chabouté seguiu as linhas gerais do livro de Melville que enfatizou a atuação dos navios que caçavam baleias e as atrocidades cometidas pela tripulação. Em especial, o drama tem um foco central: o enfrentamento entre a fera (cachalote) e a outra fera, sintetizada no orgulho humano. Nem à vastidão dos oceanos consegue aplacar a ferocidade do ser humano em sua busca de vingança e de realização da potência destruidora dos animais marinhos ou de sua própria espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário