Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 24 de novembro de 2019

O PORTO E A ECONOMIA



“Todos ralham contra o local do Rio Grande e ninguém trata de o melhorar, não obstante ser patente a todas as luzes que seus defeitos naturais são remediáveis pela arte. Gonçalves Chaves (1822)”.[1]

A constituição de um grupo mercantil no Rio Grande do Sul esteve relacionada aos interesses de negociantes do Rio de Janeiro, neste comércio e nas transações com a Colônia do Sacramento. As exportações de charque, couro e trigo, através do Porto da Vila do Rio Grande, tornaram-se relevantes em nível de abastecimento interno da América Portuguesa a partir da década de 1780. Excetuando-se os couros, cujo mercado central era a Europa, os produtos oriundos do Rio Grande de São Pedro distribuíam-se pelas praças do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco. Se o maior comprador de charque sulino foi a Bahia, o principal parceiro comercial foi o Rio de Janeiro, pois para esta cidade dirigia-se a maioria do trigo e aos produtos agrícolas, provindo, daquele porto, dois terços dos escravos importados pela Capitania do Rio Grande, além de produtos têxteis e manufaturas europeias.

[1] CHAVES, Antônio José Gonçalves. Memórias Ecônomo-Políticas sobre a Administração Pública do Brasil. Rio de Janeiro 1822-23.

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