Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

AREIAS E PEDRAS

O pontal em que ocorreu a urbanização da cidade é circundado pelo Saco da Mangueira e pela Lagoa dos Patos.Cômoros de areia e alagadiços
 constituem a formação encontrada pelos colonizadores desde o século XVIII. Planta de 1904.

       Pedras ou rochas (agregado de um ou mais minerais), ao longo dos milhões de anos de trabalho de forças físicas da natureza que podemos denominar de intemperismo (conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas) resultou num dos níveis de desintegração destas rochas: no caso enfocado, na formação da areia. 

      Em Rio Grande, porção da planície costeira do Rio Grande do Sul, as pedras são uma raridade e as areias configuram o cenário predominante e constituidor da identidade local. O termo papareia surgiu de uma construção histórico-cultural do difícil convívio com as areias que circundavam e ameaçavam soterrar a cidade portuária. Desde o século XVIII e ao longo do século XIX o enfrentamento/controle do deslocamento da areia e o medo das “montanhas voadoras” encobrirem as casas e ruas estão registrados nos documentos. 

     Para além das dificuldades na constituição urbana, a ausência de rochas impactou na construção civil do local e na pavimentação das ruas. Um dos mais básicos elementos para a infraestrutura urbana acabava sendo um grande entrave para permitir a circulação urbana. As rochas acabam sendo importadas de outros municípios ou províncias brasileiras, como é o caso de navios com rochas que vinham do Rio de Janeiro para promover o calçamento de ruas da cidade do Rio Grande. 

      Com a falta de pedreiras, um dos maiores custos para a Companhia Francesa na construção dos Molhes da Barra do Rio Grande foi o deslocamento das rochas de Capão do Leão e de Monte Bonito. 

    Mesmo que não percebamos, a formação geológica original de outros municípios brasileiros está depositada em obras e ruas da cidade. Os casarios são outro exemplo: as rochas, mármore e granito, vieram de outros municípios, estados e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário