Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 17 de julho de 2017

AO PALAIS ROYAL

Nas primeiras décadas do século XX, o ramo comercial em Rio Grande era multifacetado. O forte comércio de importação e exportação atuou na cidade desde a década de 1820 e mantinha a localidade em sintonia com os lançamentos europeus de produtos que iam de maquinários a roupas.
         Uma casa de varejo que atuava em Rio Grande nos primórdios do século XX era a ‘Ao Palais Royal’, voltada a elegância do público masculino. A loja pertencia a firma Areias & Cia e foi fundada em 1895 pelo Coronel José Lopes Areias Jor, de nacionalidade brasileira. O outro sócio era Antonio Eugênio Moncorvo. A localização era na rua Marechal Floriano n. 203-205, ao lado do Hotel Brazil.
Esta presença de comerciantes e de profissionais liberais e públicos ligados as atividades industriais voltadas ao escoamento pelo Porto do Rio Grande, deve ter sido o fator essencial para o estabelecimento de uma loja tão sofisticada e voltada ao bem vestir masculino. Nesta loja se expressou os preceitos do vestuário masculino no contexto da Belle Époque: uso de casacas, cartolas, gravatas, bengala, colarinho de linho branco engomado e altos, calças estreitas.  A barba e bigode era um complemento obrigatório. Obviamente, o consumo destes produtos numa loja deste perfil eram padrões estéticos voltados as elites pois os custos das roupas e complementos importados eram muito elevados. 
No ano de 1916, nos quadros da I Guerra Mundial, Monte Domecq (O Estado do Rio Grande do Sul) faz o seguinte relato do funcionamento daquela casa comercial:  “A loja está instalada com o melhor gosto e abriga um considerável stock de mercadorias tais  como  fazendas, artigos de modas, confecções e roupas brancas, gravatas, perfumarias das mais reputadas marcas e uma infinidade de outros artigos. As suas esplêndidas vitrinas, profusamente iluminadas, mostram as últimas criações da moda que a casa importa dos centros os mais qualificados da Europa: Paris, Berlim, Viena, Praga, etc. Esta preocupação de elegância sóbria e bem compreendida, tem valido a casa uma sólida reputação e a confiança completa de uma clientela numerosa e escolhida entre os elementos constitutivos da sociedade;  o movimento da casa tem seguido uma progressão constante, colocando-a hoje num lugar de destaque entre os estabelecimentos similares e tornando-a árbitro das elegâncias”.
Num período em que as roupas eram feitas sob medida e o cliente escolhia o tecido e o padrão, a sofisticada seção de alfaiataria a colocava entre as de maior destaque no Rio Grande do Sul.
O Coronel José Lopes era, desde 1903, Consul da República do Chile na cidade. Uma característica da época em que o comerciante destacado na comunidade deveria ocupar cargos de representação social, diplomática ou esportiva.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário