História e Historiografia do RS

domingo, 18 de fevereiro de 2024

DON QUIXOTE DE ANGELO AGOSTINI

 

Artista, 5-2-1900. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

O jornal Artista do dia 5 de fevereiro de 1900, informa que foi visitado pelo sr. Marcos Galluzzi representante da folha ilustrada Don Quixote publicada no Rio de Janeiro. Galluzzi ficaria alguns dias na cidade, chegou em algum navio vindo da capital federal, e seu objetivo era divulgar o periódico através de assinaturas. 

É uma nota breve, mas, muito interessante. Afinal, Angelo Agostini é uma lenda na caricatura brasileira e, é um referencial de profissional até hoje exaltado. Inclusive na linguagem das Histórias em Quadrinhos é um dos pioneiros no planeta nesta nova linguagem. 

"Don Quixote jornal ilustrado de Angelo Agostini" circulou entre 1895 a 1903.  Foi uma publicação de sátira política e de costumes, sendo editado e ilustrado por Angelo Agostini (1843-1910), um desenhista ítalo-brasileiro que deixou o maior legado de produção caricata do Brasil. No Don Quixote escreveram como colaboradores, entre outros, Demerval da Fonseca, Ramiz Galvão, Guimarães Passos, Olavo Bilac, Adriano de Abreu, Fontoura Xavier e Luís Guimarães Júnior.

Abaixo é reproduzido duas páginas de um exemplar do Don Quixote (edição de 9 de novembro de 1895) para observar a qualidade artística de Agostini:

Acervo: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário