História e Historiografia do RS

sábado, 4 de janeiro de 2020

CABARÉ - HISTÓRICO


Moulin Rouge em 1890. https://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Moulin-Rouge-1.jpg
      Em algumas regiões do Brasil a palavra cabaret ou cabaré tem o sentido de casa de prostituição. Mas historicamente as coisas são diferentes. 

       Retomando a postagem anterior onde foi questionado o que é cabaretier esclareço que originalmente era o comerciante que servia vinho e fornecia comida em tavernas. A partir das últimas décadas do século XIX remete ao responsável pela apresentação das diferentes etapas das atrações da casa de espetáculo. 

      Para historicizar o termo cabaré vou utilizar o artigo de Marcos Antonio de Menezes "Cabarés: história e memória" (XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013). Menezes esclarece que a palavra Cabaré tem sua origem no espanhol (vabaretta ou casa de diversões). Posteriormente, foi incorporada pelo francês (Cabaret ou taverna). 

     "Os cabarés eram espaços pequenos e ligados ao submundo das grandes cidades europeias dedicados a shows, fossem eles de dança, teatro, música, contadores de piadas, strippers, enfim, um grande show de calouros onde a fumaça de cigarro nublava os holofotes e enchia as narinas. Os antecessores dos Cabarés haviam sido os Vaudevilles e os Boulevards, antes da Primeira Guerra Mundial. Após a Segunda Guerra os Cabarés voltam a florescer e a determinar toda uma cultura, alguns em forma de Casas de Café, como o famoso Café Flore por onde Sartre e Simone de Beauvoir perambulavam (...) Na França, a palavra “cabaré” refere-se inicialmente a toda casa comercial que servia bebida a base de álcool. Entretanto, o cabaré como conhecemos apareceu em 1881 com a abertura do Le Chat Noir no distrito de Monmartre de Paris. Era um espaço informal por onde passavam artistas e gente do povo. Outros cabarés se espalharam por toda Paris, e em 1900 estabelecimentos similares apareceram em diversas cidades francesas e alemãs. Estas casas foram ao longo das décadas do final do século XIX se transformando em lugares especiais para as apresentações de espetáculos que envolviam, principalmente, a dança e a música, mas aí, também, tinha espaço o show de variedades". 
Poster de Toulose-Lautrec (1891). 

      Entre estas casas de show que buscaram ser copiadas por outras cidades do planeta a mais famosa de Paris é o Moulin Rouge inaugurado em 1889 em Montmartre. Também se projetaram os cabarés da Alemanha e dos Estados Unidos. 

      Conforme Menezes, "no Brasil, algo semelhante surgiu com personalidade própria e bem brasileira. Os teatros de Revista, ao contrário de seus similares “de câmara” eram espetáculos de grande porte, montados nos grandes teatros do país e muito mais ligado ao Teatro que a shows, mas os cabarés que funcionavam como cassinos, também, tiveram dias de gloria no início do século passado. Rio de Janeiro, São Paulo, Ilhéus, as mais ricas e prósperas cidades mantinham casas que ficaram famosas como o Bataclan imortalizado na obra de Jorge Amado. É necessário lembrar que um ideia corrente, popular, vai no Brasil, fazer uma associação quase automática dos cabarés com “casas de mulheres de vida fácil”. É claro que nestas casas de shows onde todos se encontravam a paquera podia levar a um “programa” e as “moças da vida”, também, frequentavam estes lugares, mas a associação automática é erronia e enganosa". 

      As duas propagandas (1919) da cidade do Rio Grande citadas na postagem anterior, remete a esta leitura de casa de espetáculo e não de casa de prostituição. 

      O artigo de Menezes remete a um cenário mais amplo de adaptações e variações do cabaré a países ou regiões e uma ampla bibliografia sobre o tema que pode ser consultada no endereço: 

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