História e Historiografia do RS

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A GEMINAÇÃO RIO GRANDE E SAN CARLOS


Nos quadros da geopolítica platina do século XVIII, Rio Grande ocupa um espaço fundamental para as pretensões portuguesas no Rio da Prata. As fortificações militares definem o primeiro papel histórico de Rio Grande que foi o de ser um entreposto bélico e posteriormente colonizatório, ligando a Colônia do Sacramento com o Rio de Janeiro. A história do Rio Grande do Sul das primeiras décadas está diretamente relacionada com a frente de expansão lusitana rumo a Sacramento e com a fronteira jesuítico-missioneira consolidada no atual noroeste do Rio Grande do Sul. Malogrou a conquista de um projeto lusitano no Prata e vingou a expansão luso-brasileira incorporando o território missioneiro no ano de 1801.
Cidade de múltiplas experiências históricas, cujos contatos foram e são dinamizados pela janela para o mundo que é o complexo portuário, Rio Grande não pode esquecer as vivências e memórias de um passado de profunda interligação com a diplomacia ibérica e com os movimentos da política e economia platina.
Quando foi estabelecida a geminação com Águeda nos Açores, procedeu-se a um resgate das experiências ligadas a um dos principais contingentes populacionais que povoou a então Vila do Rio Grande de São Pedro. Estes açorianos, os quais constituíam cerca de 70% da população da Vila em 1763, participaram do povoamento da atual cidade de San Carlos no Uruguai a partir de abril de 1764. O êxodo das famílias açorianas e portuguesas que em carretas percorreram cerca de 320 quilômetros até San Carlos, foi ocasionado pela invasão espanhola da Vila pelas tropas de D. Pedro de Cevallos, as quais ficaram em Rio Grande até a sua expulsão pelas forças portuguesas do Marechal Bohn, em 1776. San Carlos apresentou uma experiência ímpar por constituir um projeto espanhol para o povoamento luso-açoriano em território da Monarquia Espanhola, o que demonstra que o século XVIII consistiu num século de tratados, fronteiras que avançavam e recuavam, permeadas por criativas ações administrativas luso-espanholas.
 No ano 2000 ocorreu a geminação entre Rio Grande e San Carlos, duas cidades com vínculos históricos que remetem ao projeto civilizatório luso-espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário