História e Historiografia do RS

terça-feira, 19 de novembro de 2019

CONFRONTO LUSO-ESPANHOL

Plano de 1776-1777. Acervo: Biblioteca Nacional de Portugal. 

        Esta imagem cartográfica é elucidativa das dimensões do enfrentamento entre Portugal e Espanha pelo controle da Barra do Rio Grande. 
      Em 1763 tropas espanholas ocuparam militarmente a margem sul da Barra, na então Vila do Rio Grande de São Pedro. Em 1767, os portugueses retomam a margem norte e fazem uma primeira e infrutífera tentativa de retomar Rio Grande. 
     Uma intensa arregimentação de recursos e meios militares foi colocado em prática por Portugal entre 1774 e 1776 com o objetivo de concentrar efetivos na atual cidade de São José do Norte. 
        Em abril de 1776 ocorreu o ataque e retomada da Vila do Rio Grande a partir do Norte. 
     O "Plano" cartográfico possibilita observar as fortificações edificadas nas duas margens da Barra e as forças navais - portuguesas e espanholas - aí concentradas. 
   Além das tropas espanholas, regimentos vindos de Portugal e de outras capitanias brasileiras se enfrentaram na disputa pela Barra do Rio Grande. 
        Foi uma sequência de eventos decisivos para o sentido histórico institucional luso-brasileiro que se consolidou a partir de 1776 no Rio Grande do Sul.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário