História e Historiografia do RS

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O NAUFRÁGIO DO SARITA

Capitão Cosmo Maraiusculo. 


Interessante história sobre o naufrágio do navio Sarita foi contada por João Carlos da Cunha Sardá no site www.popa.com.br. O texto e as fotografias tiradas nos anos 1930, relata os verdadeiros motivos do naufrágio de mais um navio, que desta vez, não foram causados pelas intempéries em nosso litoral sul.
Conforme texto de Sardá, na primavera de 1897, o “vapore” Sarita procedente de Gênova (Itália) navegava sem destino certo e com ordens diretas de sua proprietária, a italiana D. Sarita, para dar sumiço a qualquer preço na embarcação. Com o prêmio do seguro, ela tentaria salvar sua empresa que estava falida.
Seu comandante, o italiano Cosmo Marasciulo, ao passar através de Rio Grande, rumando para o sul, não teve dúvidas: contou pouco mais de 30 milhas e a toda máquina, jogou seu navio de encontro à praia, vindo evidentemente a encalhar na posição de 32.32S e 52.23W.
Com toda a tripulação a salvo, pegaram alguns mantimentos e seus pertences, e partiram direto para Rio Grande a pé, chegando na cidade somente no entardecer do dia seguinte.
O comandante, após várias idas e vindas da Itália, Argentina e Brasil, radicou-se em Rio Grande, voltando a comandar navios Brasileiros na rota costeira da América. Em uma de suas passagens por Buenos Aires, conheceu a paixão de sua vida, a Franco-portenha Amélia, com a qual um tempo depois casou-se e deu início a uma tradicional família Papareia.
Em 1952, em alusão ao ocorrido, foi construído, no exato local do naufrágio, um farol com o nome SARITA em sua homenagem.
O Capitão Cosmo, um mês após o naufrágio, conseguiu dois carroções com quatro cavalos normandos cada um, partiu pela praia até o navio Sarita. Junto com seis homens (mecânicos) tiraram do navio um dos motores, atividade que durou cerca de um mês. O motor foi trazido para Rio Grande e posteriormente vendido por uma boa quantia.

Fotografias do Sarita na década de 1930. Acervo: popa.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário