História e Historiografia do RS

terça-feira, 29 de outubro de 2019

A ESTAÇÃO CENTRAL

Fachada frontal da Estação Ferroviária do Rio Grande. Cartão-postal de 1909. Acervo: Walter Albrecht.  

Cartão-postal da área de embarque/desembarque da Estação Ferroviária do Rio Grande. Cerca de 1912. Acervo: Walter Albrecht.  

Cartão-postal da Estação Central do Rio Grande, por volta de 1920,  evidenciando a encampação estatal com a Estação Ferroviária do Rio Grande do Sul (EFRGS). Acervo: Walter Albrecht.   

         No ano de 1884 foram inaugurados dois serviços de transporte urbano que alteraram o ritmo do desenvolvimento da cidade do Rio Grande: os bondes urbanos e a Estação Central, ponto de confluência da Estrada de Ferro Rio Grande-Bagé.
         A Estação de Rio Grande foi construída pela Compagnie Imperiale des Chemins de Fer du Rio Grande do Sul e Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company, sendo inaugurada no dia 2 de dezembro de 1884. A Estação de Rio Grande era constituída por um prédio formado por um bloco central em dois pavimentos, com duas alas laterais térreas, possuindo platibandas e coberturas destacadas sobre a plataforma, sustentada por estruturas de ferro.  Felizmente, a estrutura sofreu poucas modificações nestes 135 anos de existência, ao contrário da maior parte das estações do Brasil, que foram demolidas ou muito alteradas.
         Nestes cartões-postais, datados entre 1909 e 1920, observa-se a Estação Central de Rio Grande, ponto de chegada e saída de pessoas e mercadorias cujo epicentro motivador desta movimentação era o Porto do Rio Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário