![]() |
| https://mapas.inmet.gov.br/ |
Como digo para os meus alunos: vocês não me perguntaram, mas, este é o volume de chuvas em 2025 em Rio Grande!
Coletei agora da página do Instituto Nacional de Meteorologia. A Estação Rio Grande é a que funciona no Campus da Furg.
Rio Grande tem uma precipitação média anual de 1.200mm, com distribuição razoavelmente uniforme das chuvas ao longo do ano, sendo o mês mais chuvoso setembro e o menos chuvoso dezembro.
Temos uma média aproximada de 100mm mensais, o que colabora para observar o gráfico. Janeiro teve uma precipitação um pouco abaixo com 84.8mm e fevereiro um pouco acima com 112.2mm, equilibrando na soma dos dois meses. O mês de março destoou muito do padrão histórico com elevada precipitação de 175.2mm. Já abril está superando o valor médio para o mês com 101.2mm somente até parte do dia 9 (agora são 3 horas da madrugada). Ainda temos quase 22 dias pela frente. A reflexão é que o outono começou bastante chuvoso, o que contribui para amenizar a estiagem que ocorrida na pós Grande Enchente de 2024.
Considero tão dissonante que uma cidade portuária com relevância estratégica como Rio Grande tenha apenas uma estação do Inmet. Em estações localizadas mais distantes, porém, dentro do município, poderíamos ter dados diferenciados. Apenas um exemplo: em Itajaí (com o seu porto de mar) são mais de dez estações. Em Pelotas são oito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário