História e Historiografia do RS

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

RAMIRO BARCELOS (1891)

 

https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&pagfis=928
Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1894.

No dia 23 de janeiro de 1891, no Rio de Janeiro, o Senador Ramiro Barcellos deu uma sova com vergalho no redator da Gazeta da Tarde. Ramiro estava se sentido ofendido pela transcrição de um artigo que o atacava e que fora publicado no jornal A Reforma (crítico ao Partido Republicano Rio-Grandense que Ramiro era militante). 

O espírito republicano estava se tornando mais incisivo e o céu ou o inferno seria o limite nos meses e anos vindouros. As agressões e assassinatos se tornam corriqueiros no Brasil. A luta pelo poder assumirá a face fatricida. 

Ramiro Barcellos (1851-1916) nasceu em Cachoeira do Sul e faleceu em Porto Alegre. Escreveu no jornal republicano A Federação utilizando o pseudônimo de Amaro Juvenal. Foi o autor do poemeto campestre Antonio Chimango, denegrindo politicamente a imagem de Borges de Medeiros (que era o seu primo). Foi Superintendente das Obras da Barra do Rio Grande e morou no Chalet dos Dois Bicos na Praia do Cassino. O Chalet ficava na esquina da Av. Rio Grande com a Av. Atlântica, com a beira-mar na altura do centro comercial Barracão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário