História e Historiografia do RS

quinta-feira, 20 de junho de 2024

PORTO DE MONTEVIDÉO

 

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/5584850936/in/photostream/

Este card dos Biscuits Pernot na série Grands Ports du Monde mostra o Porto de Montevidéo

É o ano de 1900 e a vista do Porto de Montevidéo está associada a um bandeira do Uruguai. Porém... colocaram a bandeira do Brasil! 

Se para nós brasileiros evidencia a ignorância geográfica e histórica, em que a América do Sul, é tudo a mesma coisa e a formação é quase sempre espanhola, para os uruguaios é bem mais grave. 

 Em 1811 iniciou a intervenção brasileira no atual Uruguai através do apoio militar das forças portuguesas as forças espanholas para combater o político e militar José Gervásio Artigas que buscava a independência do Uruguai, na época, a denominada Província Oriental. Em 1816 D. João VI enviou tropas que tomaram Maldonado e Montevidéu em 1817. Em 1820 ocorreu a anexação ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves da Província Cisplatina. Em 7 de setembro de 1822 o Brasil se torna independente de Portugal e os uruguaios voltam a almejar a construção de um estado independente conseguindo o apoio das Províncias Unidas do Rio da Prata (Argentina). A partir de 1825 a guerra de independência intensificou-se e combates ocorreram entre brasileiros e uruguaios. Em agosto de 1828, com mediação inglesa, o Brasil reconheceu a independência do Uruguai. 

A bandeira está associada a identidade, independência e soberania, sendo de muito mal gosto este erro publicado no card.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário