História e Historiografia do RS

quarta-feira, 1 de maio de 2024

AS ÁGUAS DE MAIO

Projeção de chuvas da Metsul rodada 30-04-2024, Modelo WRF ECMWF, previsão entre 9h de 30-04-2024 a 9h de 03-05-2024. In: https://metsul.com/chuva-no-rio-grande-do-sul-mais-chuva-extrema-tornara-situacao-critica/

 

Os primeiros minutos do mês de Maio são de alerta e apreensão!

Os acumulados de chuva em muitas cidades estão sendo extremos para períodos tão curtos: entre 200 e mais de 400 mm. Um exemplo é Santa Maria que em quatro dias choveu 329 mm. Candelária que está no epicentro de uma tragédia com mortos e desaparecidos, já supera os 313 mm. Rios estão transbordando em várias cidades e fazendo inúmeros desalojados, perda de vida e vultosos danos materiais. 

Conforme a Metsul "estamos diante de um evento excepcional de chuva no Rio Grande do Sul favorecido por uma situação climática fora do comum na América do Sul com uma massa de ar quente incomum para esta época do ano sobre os estados do Centro do Brasil. O que já é grave vai piorar. O cenário que enxergamos na MetSul Meteorologia, sem meias palavras, deve evoluir para extremamente grave. Várias cidades devem enfrentar situação de calamidade a desastre. Em locais em que já choveu 200 a 400 mm, os dados de modelos numéricos indicam mais 150 mm a 300 mm ou mais até sábado (...) Isso faria com que em só uma semana os acumulados em parte do estado fiquem entre 500 e 700 mm (...) para se ter ideia do que estes números representam, em apenas uma semana parte do território gaúcho deve ter mais chuva do que costuma cair, em média, em todos os meses do outono somados. Mais do que isso, algumas cidades devem ter um terço do que chove um ano inteiro em uma semana" (https://metsul.com/chuva-no-rio-grande-do-sul-mais-chuva-extrema-tornara-situacao-critica/30-04-2024, 22h30. 

Ou seja, estamos observando uma situação excepcional. 

O cenário é muito complicado com a perspectiva de mais chuva se somando ao que já choveu, o que fará a situação no estado crítica com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais vidas humanas, adverte a MetSul Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário