História e Historiografia do RS

quinta-feira, 14 de março de 2024

GAUCHOS DE TUCUMAN


 

Capa do livro de Emeric Essex Vidal do ano de 1820 Picturesque Illustrations of Buenos Ayres and Monte Video

Emeric Essex Vidal (1788-1861) nasceu na Inglaterra numa família ligada ao meio naval ingressando na Marinha em 1808. Exerceu a função de Comissário. Notabilizou-se como um pintor que se destacou na reprodução de cenários de cunho historicista. Foi responsável pela arte de algumas edições de cartas do Almirantado Britânico. 

Em 1820 teve publicado este importante relato iconográfico de sociabilidades no espaço platino entre Buenos Aires. Montevidéu e outros espaços platinos. No livro foram publicadas 24 placas de água-tinta, muito finas e colorizadas a mão. Estes registros foram realizados entre 1817-1820. 

Interessante, para refletir sobre a formação cultural do Rio Grande do Sul, são os registros das atividades cotidianas ligadas a economia pastoril do gado, o tipo de vestimenta, a presença de gauchos e índios pampas, a vida religiosa, a pulperia etc.

Um exemplo são os gauchos de Tucuman (Argentina) da imagem abaixo. Aproximações de práticas culturais são registradas na documentação Rio-Grandense. 

www.odisea2008.com/2012/10/buenos-aires-en-1820.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário