História e Historiografia do RS

sexta-feira, 15 de março de 2024

CHAFARIZ FANTASMAGÓRICO DA PRAÇA TAMANDARÉ

Acervo: https://www.albertolopesleiloeiro.com.br/

 

Imagem ampliada. https://www.albertolopesleiloeiro.com.br/

Cartão-postal fotográfico albuminado cuja imagem foi reproduzida do leiloeiro https://www.albertolopesleiloeiro.com.br/. 

É este o cartão que permitiu a datação hipotética que se estende para os dois outros cartões já trabalhados aqui no blog: da Estação Central e da Rua Marechal Floriano esquina com a Rua Francisco Marques. 

O cartão mostra o chafariz francês (estilo artístico "anjinhos) da fundição Durrene  instalado pela Companhia Hidráulica Rio-Grandense na Praça Tamandaré em 1876. Ocupava a área central desta Praça e foi removido entre 1902-1903 para este lago na face sul da Praça em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa. A mudança de local foi para a inauguração em 20 de setembro de 1909 do monumento-túmulo a Bento Gonçalves da Silva: no antigo local em que estava instalado este chafariz. 

A fotografia foi realizada dentro da Praça na esquina das Ruas 24 de Maio com General Vitorino. Os prédios ao fundo estão na Rua General Netto (inclusive o catavento).  As árvores (à esquerda) ficam na altura da atual praça infantil. 

Como os três cartões mantém uma coerência de estilo fotográfico, diagramação, do papel utilizado e do manuscrito em vermelho (cor e caligrafia) considero que, hipoteticamente, a datação da edição é de aproximadamente 1904. Ou seja, o referencial material da imagem (e conhecendo a sua historicidade) foi o definidor de uma cronologia. O editor continua sendo um mistério nestes cartões-postais albuminados que dão um charme fantasmagórico e de antiguidade para as imagens.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário