História e Historiografia do RS

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

MALLET E AS CARROÇAS DE GUERRA

 

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

O jornal Diário do Rio Grande do dia 16 de fevereiro de 1901 traz informações sobre duas carroças de guerra idealizadas pelo Marechal Mallet. 

Duas destas carroças estavam no pátio do Quartel-General e sua função era o transporte de munições e bagagem em tempos de guerra ou acompanhar a tropa em exercícios e paradas. Detalhes de dimensões, pesos e valores são bastante informativas para uma reconstrução histórica. 

O Marechal Luiz Emílio Mallet nasceu na França em 1801 e radicou-se no Brasil com apenas 17 anos e aqui passou a viver. Em 1822 ingressou no Exército da Independência e teve uma longa carreira militar que perdurou até poucos meses antes de sua morte. Faleceu em 1885 no Rio de Janeiro. Notabilizou-se na Guerra do Paraguai com o Regimento de Artilharia a Cavalo apelidado de Boi de Botas. A eficiência de sua atuação com orientações de artilharia foram inovadoras e decisivas em combates e foi denominada pelo Marechal Osório como "artilharia revólver". Mallet é o patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro. 

Sua criatividade com poucos recursos materiais e financeiros ainda estavam sendo utilizados, como se observa nesta matéria em que 22 carroças que ele projetara, estavam sendo distribuídas em unidades militares. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário