|
Cachoeira do Sul sob efeito do temporal desta tarde/noite de sexta-feira, 22-12-2023. Fonte: Redes Sociais. Reproduzido de: https://metsul.com/2023-12-22-temporal-chuva-vendaval-granizo |
Como acompanho há vários anos a Metsul Meteorologia, me sinto à vontade para fazer um comentário que uso no dia-a-dia, informalmente, e que agora deixo por escrito.
Ciência e Magia são campos diferenciados. A Ciência Moderna nasceu através da ruptura da Alquimia, que buscava no campo da Química conciliar a magia com o conhecimento dos fenômenos e suas repetições. A caminhada científica se deu em outras trilhas. Portanto, é simples liberdade poética o título desta matéria.
Vejamos três momentos de postagens feitas pela Metsul no facebook neste dia 22 de dezembro de 2023:
1)PRIMEIRA TARDE DO VERÃO TERÁ CALOR, CHUVA E TEMPORAIS NO SUL DO BRASIL - Calor deve gerar áreas de instabilidade entre a tarde e a noite desta sexta-feira com chuva localmente forte e temporais isolados. Era 6h da manhã deste dia 22 de dezembro.
2)Às 15h58 temos a seguinte postagem:
TEMPORAIS AVANÇAM PELO RIO GRANDE DO SUL COM GRANIZO E VENDAVAIS - Fortes a intensas áreas de instabilidade geradas pelo calor e a umidade avançam pelo território gaúcho com tempestades.
3)E às 21h21 o resultado do mau tempo:
CHUVA EXTREMA, VENDAVAIS E GRANIZO CAUSAM DANOS NO RIO GRANDE DO SUL Tempestades severas de vento, granizo e chuva torrencial atingem diversas regiões do Rio Grande do Sul com estragos.
Como explicar um nível de acerto alto no campo complexo das previsões do tempo ou até com a previsão meteorológica das próximas estações?
Tenho uma hipótese: o levantamento de dados sobre as condições do tempo são sistematizados a partir de ferramentas (modelos, imagens, leituras de dados numéricos) e analisados a partir de procedimentos metodológicos, teóricos e da prática de meteorologistas competentes.
A confiabilidade das informações de previsão do tempo pela Metsul é que me levam a fazer esta analogia: eles são os Magos da Meteorologia.