História e Historiografia do RS

sábado, 23 de setembro de 2023

PRIMAVERA CHEGOU COM MAL TEMPO

Ao sul da cidade de Candiota. https://metsul.com/radar/ 23-09-2023, 01h00. 

 
Núcleo de granizo na rota um pouco ao sul do centro urbano da cidade de D. Pedrito às 3h25. https://metsul.com/radar/

Iniciou o sábado!

Cruzando a hora da meia-noite e adentrando a longa madrugada, começou mais uma noite tempestuosa. 

A formação de núcleos vai se sucedendo. 

O som dos trovões se tornam mais intensos e  se aproximam da cidade do Rio Grande. 

Nestas imagens que reproduzi do site da Metsul, se observa em roxo um núcleo de granizo que atua ao sul da cidade de Candiota e avança para o leste. Se formarão novos núcleos durante a madrugada? Sim, observei mais dois que partindo do território uruguaio adentraram o Rio Grande do Sul. Um destes núcleos está na rota um pouco ao sul da cidade de D. Pedrito. A parte mais compacta pode não atingir a área urbana. 

Como a matéria não para de ser editada, a última imagem mostrou mais núcleos de granizo. O pior neste momento está em cima da área urbana de Bagé. Todas energias positivas para que seja um granizo miúdo para reduzir os possíveis danos. 

Núcleo de granizo cobrindo grande parte da área urbana (centro-norte) de Bagé às 4h15. 

O plantão jornalístico não para! Acabei de acessar um vídeo no facebook com cenas de uma residência em Bagé e infelizmente o granizo foi de tamanho médio a grande. Ao segurar na mão me pareceu pedras de até 4 ou 5 cm de diâmetro. Danos em telhados devem ter ocorrido. Eis o endereço do vídeo: https://www.facebook.com/Bage24h/videos/863957061497390?locale=pt_BR

Granizo em Bagé a poucos minutos. 

Granizo em Bagé a poucos minutos. 

Cenário preocupante do radar às 5 horas da madrugada. O núcleo de granizo que passou por Bagé parece ter dispersado. Mas novos núcleos estão se formando. 

Mais uma noite de sobressaltos neste assustador mês de setembro. 

Enquanto escrevo na madrugada um livro sobre as raízes históricas dos lobisomens não tiro os olhos da imagens do radar e acabo acompanhando em tempo real o avanço destas frentes de tempestade. Despejam raios e chuva torrencial e partem e cruzam para o Oceano. O problema é que novas estão se formando continuamente. Na linha da fronteira oeste  cerca de dez novos núcleos se formaram nas últimas três horas.  

E a primavera, que inicia às 03h50 deste dia 23 de setembro de 2023, não vai esperar sequer um segundo para mostrar as suas garras. Daqui a dez minutas inicia e os trovões estão em tamanha fúria que parecem sacudir a estrutura da casa. 

E se a prima Vera fosse questionada sobre o motivo de tanta chuva e temporal ela diria: estamos em tempos de El Niño...  



Raios na região de Rio Grande. São símbolos de tempo que pode ser severo. https://metsul.com/raios/23-09-2023 1h10. 



O que a Metsul (matéria de 22-09-2023) diz sobre as condições do tempo? 

"A intensa instabilidade é consequência do avanço de ar muito quente para o Rio Grande do Sul a partir de uma bolha de calor instalada entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, onde as temperaturas ficaram hoje entre 40ºC. O ar muito quente chega a ingressar no Rio Grande do Sul e atua no Noroeste e no Norte do estado. Nesta sexta, as máximas no estado gaúcho foram Como há muita umidade sobre o Rio Grande do Sul, o ingresso de ar muito quente a partir do Norte e do Noroeste, ao encontrar a umidade, acaba por gerar sucessivamente nuvens muito carregadas por dias seguidos, principalmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado.

A MetSul Meteorologia alerta para a ocorrência de novos temporais no Rio Grande do Sul neste fim de semana e na primeira metade da semana. O estado gaúcho enfrenta mais uma sequência de dias de tempo muito instável que traz chuva com altos volumes e tempestades localizadas. De acordo com a análise da MetSul, as regiões de maior risco de chuva por vezes a forte a torrencial com raios e possibilidade de granizo ou vento forte são o Oeste, o Centro, o Sul e o Leste do estado, mas, principalmente, o Sul e o Leste gaúcho".

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/temporais-causam-danos-em-varias-cidades-e-seguem-no-fim-de-semana/?fbclid=IwAR0DHlqAkQRZaSKRE53MK86DGS52HQX0N8SwQH33xwO7C4SZjbrVj9H6Zws .

Nenhum comentário:

Postar um comentário