História e Historiografia do RS

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

ONE PENNY BLACK

 

One penny black, 1840. Acervo:http://www.uno.edu/

Até o surgimento do selo postal o sistema utilizado era o destinatário pagar a postagem para o recebimento da correspondência. Simplesmente a pessoa deixava a “carta” no Correio e este entregava e recebia o pagamento por parte de quem era destinatário. Porém, muitas vezes, a pessoa não queria receber aquela correspondência causando prejuízo a empresa. Em 1837, Sir Rowland Hill propõe uma reforma do sistema postal Britânico e a postagem passa a ser paga quando do envio da correspondência. Desta forma, o pagamento está garantido. Para isso surge a figura do selo que deveria ser comprado pela pessoa que está fazendo o envio da correspondência e o correio carimbaria (faria a obliteração) para que o selo ficasse marcado e não mais pudesse ser utilizado pelos usuários causando prejuízos ao Correio. Assim nasceu na Inglaterra o primeiro selo postal do mundo o “one penny black”, lançado em 6 de maio de 1840. O selo traz o perfil da Rainha Vitória (governou entre 1837-1901) com o fundo negro. Os dois cantos superiores trazem Cruzes de Malta com discos solares radiantes. Cada folha era composta por 240 selos em 20 linhas e 12 colunas. Desta forma, as letras do canto inferior mostram a posição do selo nesta folha indo do canto superior esquerdo (A A) até o canto inferior direito (T L).

O “two penny blue”, fundo azul com as mesmas características do ”one penny black” é o segundo selo postal emitido também em maio de 1840. Em 1841 ocorreu uma revisão das cores e o “black” (o carimbo ficava mais oculto no fundo negro e facilitava os golpes de reutilização dos selos) foi substituído pelo “one penny red”. O modelo em vermelho veio para superar este inconveniente. 

A coloração do “blue” sofreu uma mínima mudança de tom e recebeu novas impressões. O selo reproduzido a seguir é um “two penny blue” de 1841 que foi recentemente adquirido em leilão por apenas R$8,00. O baixo valor é devido a desvalorização da peça por problemas de margem, desgastes no papel etc. Mas o objetivo foi adquirir para poder divulgar sua história e também estabelecer a relação material/imagética com um selo que foi emitido no tempo dos meus tataravós (que viviam num dos Estados alemães).  É uma sensação estranha de que gerações já partiram e o selo preserva sua materialidade e sofre novas releituras ao longo de tantas décadas. 

A rainha Vitória tinha apenas 20 anos de idade quando o selo foi lançado alguns dias antes do seu aniversário. Ela viveu muito, até os 81 anos, mas foi pouco perto da sobrevivência do seu perfil coletado e impresso no selo: 187 anos se passaram. 


Two penny (pence) blue, 1841. Acervo: Luiz Henrique Torres. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário