História e Historiografia do RS

sábado, 28 de janeiro de 2023

RELÓGIO DO JUÍZO FINAL

Acadêmicos americanos do Bulletin of the Atomic Scientists.  

Pela primeira vez desde a sua criação em 1947 o Relógio do Juízo Final foi ajustado para apenas 90 segundo da meia-noite. 

A meia-noite representa o fim da humanidade decorrente do apocalipse causado por uma guerra nuclear. 

Os cientistas foram cautelosas para divulgarem a alteração da posição dos ponteiros frente a guerra da Rússia na Ucrânia. Levaram 11 meses observando o momento de anunciar que o perigo de um confronto nuclear está num horizonte próximo. Afinal, o envolvimento de grandes potências num conflito na Europa é o cenário mais grave desde o final da Segunda Guerra Mundial. 

Rachel Bronson, presidente do Boletim dos Cientistas Atômicos, explicou o principal motivo para a mudança dos ponteiro: "As ameaças veladas da Rússia de usar armas nucleares lembram ao mundo que uma escalada do conflito - por acidente, intenção ou erro de cálculo - é um risco terrível. As possibilidades de que o conflito possa sair do controle permanecem altas". 

A criação do Relógio buscava alertar para os perigos da corrida armamentista nuclear. Seu momento crítico ocorreu em 1953 com a intensificação da Guerra Fria quando chegou a dois minutos (120 segundos). 

O nosso cenário atual é de apenas 90 segundos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário