História e Historiografia do RS

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

UMA PONTE...

 

Acervo: Fototeca Municipal Ricardo Giovaninni. 

Esta enigmática fotografia dá o que pensar! 

Em sua legenda estão algumas pistas: "Ponte sobre o Saco da Mangueira - reparação completa 1946/47. Corredor do Vieira". 

Vejamos uma linha de raciocínio: é uma ponte (ok); sobre o Saco da Mangueira (não é a Ponte dos Franceses e só sobrou outra ponte no Saco da Mangueira (ok); datação de 1946/1947 (ok); Corredor do Vieira (o Arroio Vieira passa paralelo a esta estrada (ok). 

Deixando os entretantos vamos para uma hipótese de solução que pode ser rejeitada: é a atual BR-392 no sentido Barra para Pelotas (à direita o atual Condomínio do Trevo). Esta área está tão diferente que dificulta a identificação, pois, em 1947 não havia, neste trecho, a estrada Rio Grande-Pelotas (o trajeto passava em outro local). Não havia o Distrito Industrial/Super Porto  e o acesso a esta área por via terrestre era muito difícil. O que justificaria não passar de uma picada sem circulação intensa. 

Como a fotografia é de qualidade precária fica ainda mais difícil interpretar. Posso ter errado o sentido desta "picada" (o Distrito Industrial estar ao fundo da imagem), mas, continuo acreditando ser o que atualmente chamamos de "Ponte Preta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário