Contra-capa livro Furg 50 Anos. |
As macro-motivações para o surgimento do Ensino Superior em Rio Grande estão ligadas ao processo histórico local constituído por três variáveis explicativas que possibilitam a compreensão parcial desta história - “cidade portuária, industrial e operária”. Soma-se a estas variáveis, o avanço nos estudos voltados à “indústria pesqueira” enquanto matriz geradora de emprego e renda num período de grande desemprego (década de 1950) e enquanto embrião do futuro Curso de Oceanologia.
O surgimento das faculdades primordiais está contextualizado nas três variáveis explicativas, na procura de superação da crise e na sustentabilidade do processo civilizatório local através da busca de alternativas: o Ensino Superior e as pesquisas científicas voltadas ao Ecossistema Estuarino e Costeiro (e suas multifacetadas abordagens no campo das Ciências Exatas, Biológicas, Humanas etc) foram alternativas concretas colocadas por agentes sociais que vislumbravam a edificação do futuro através do aprimoramento do ensino e da criação de Cursos Superiores.
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