História e Historiografia do RS

quinta-feira, 11 de junho de 2020

BATALHA NAVAL DO RIACHUELO - 155 ANOS

      
Pintura a óleo de Victor Meirelles. Batalha Naval do Riachuelo. 

       No dia 11 de junho de 1865, há 155 anos, ocorria a Batalha Naval no Riachuelo. A vitória brasileira ocorrida neste confronto no Rio Paraná na Província de Corrientes (Argentina) foi decisiva para a vitoria dos aliados na Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). 

      Com esta derrota, naufragou os planos do ditador Solano Lopes de estabelecer uma hegemonia nas águas do Rio da Prata e o controle da navegação na bacia hidrográfica platina.   

    Recentemente, participei em parceria com um grande amigo de publicações, da elaboração de cinco livros referentes a Guerra do Paraguai (os quais estão em fase final de edição - divulgarei no blog quando estiverem disponíveis). 

     Ampliei a noção que já tinha da relevância do desenrolar do conflito para a formação histórica do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. 

   Gostaria que nossos acadêmicos tivessem a noção da dimensão que foi este conflito e de suas consequências geopolíticas para os quatro países. Especialmente, deixando de lado a historiografia "rasa" e "apelativa" dos anos 1970 que criou heróis e produziu vilões inquestionáveis. Este assunto é excelente para adentrar criticamente a documentação administrativa, bibliográfica, jornalística, imagética e oral deste exponencial conflito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário