História e Historiografia do RS

sexta-feira, 3 de abril de 2020

JURAMENTO À BANDEIRA



Photographia Moderna de F. Giacobbo (Rio Grande). Acervo: Biblioteca Rio-Grandense.


        Numa primeira observação do leitor este pode pensar que está ocorrendo alguma solenidade nazista ou integralista na década de 1930! Porém, a mão direita estendida tem outro significado simbólico.  
       O fato é que uma solenidade de juramento a bandeira que está sendo realizada pela Quinta Turma do Tiro de Guerra n. 1.  
        Para recordar, o Tiro de Guerra n. 1 foi criado em Rio Grande em 7 de setembro de 1902 e tinha por objetivo dar uma formação militar preliminar preparando cidadãos para possíveis enfrentamentos militares internos e externos. A vantagem era conciliar o serviço militar e a formação de reservistas com a continuidade do estudo e do trabalho por parte dos seus integrantes. 
     Seu idealizador foi o comerciante da cidade do Rio Grande Antônio Carlos Lopes e seu modelo foi seguido por muitos municípios brasileiros. Um dos maiores defensores dos Tiros de Guerra foi o poeta Olavo Bilac.  
        A fotografia desta Quinta Turma do Tiro de Guerra n. 1, hipoteticamente, pode corresponder ao período de 1906-1910. 
       Também hipoteticamente, o local da fotografia pode ser na Rua General Osório ao lado do atual prédio da Biblioteca Rio-Grandense (espaço vazio com as bancas de venda de pescado ao fundo). As árvores podem corresponder a Praça Xavier Ferreira e o detalhe do prédio (à direita) sugere a antiga casa onde funcionou a Câmara de Vereadores e que foi adquirido pela Biblioteca no ano de 1900.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário