História e Historiografia do RS

quarta-feira, 22 de abril de 2020

ISOLAMENTO SOCIAL


Bisturi, 16-02-1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense.
      Em tempos de isolamento horizontal devido a um perigoso vírus, encontrei esta capa de um jornal de 130 anos no passado. A denominação de Influenza já existia mas não se sabia qual o agente causador ou medicamentos para combater a gripe. Vinte e oito anos depois ocorreu a  Gripe Espanhola e teve sorte quem pulou carnaval e ficou "engripado" com o vírus russo (pode ter desenvolvido imunidade ao H1N1).  

          A pandemia de vírus influenza (a Gripe Russa) desde 1889 estava em difusão e já havia chegado e estava circulando em Rio Grande. O dia 16 de fevereiro de 1890 o jornal Bisturi estava saudando o início o Carnaval na cidade. Haveria bailes e desfiles e o jornal deseja "que a Providência se torça em favor do carnaval, para que os foliões possam se divertir a vontade, sem receio do molho e das constipações. Bem vindo sejas tu - ó Carnaval!" 

         A caricatura da capa do Bisturi mostra um casal com espírito de carnaval e a caveira (influenza) os espreitando. O periódico ironiza e busca domesticar a doença ao dizer que o morbus é o próprio antídoto: "baile carnavalesco, único preservativo, recomendado pela ciência, contra a medonha epidemia de influenza".

       Num período de isolamento adotado por grande parte dos países, uma atividade como o carnaval ou aglomeração de pessoas, é um meio rápido e eficiente de propagação do vírus. 

         Se ocorreu aumento expressivo dos casos de influenza nas semanas seguintes ao carnaval eu desconheço. O impacto da gripe russa em Rio Grande é um assunto muito interessante para pesquisas acadêmicas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário