História e Historiografia do RS

domingo, 12 de abril de 2020

HOTEL PARIS NO ALMANAQUE

Almanaque Ilustrado Rio-Grandense (1914). 

     Em 1914, o Hotel Paris se projetava como o mais sofisticado da cidade. Era administrado pelo italiano Antonio S. Giacoletto, usufruindo de uma ótima localização no período em que o Porto Velho ficava a poucos metros de sua entrada secundária pela Rua Riachuelo. Sua entrada principal era pela Rua Marechal Floriano (mesmo endereço atual). 

      Foi realizada ampla reforma garantindo todas as condições de higiene e conforto aos hóspedes. No amplo salão de refeições estava disponível opções de cozinha italiana, francesa e brasileira. 

       O forte comércio de exportação e importação local possibilitou um fluxo de mercadorias e passageiros que gerou condições para o surgimento de vários hotéis na cidade (ao longo do século XIX). A inauguração do Porto Novo (1915) e a decadência do Porto Velho promoverá uma gradual redução no fluxo nesta área central, porém, o mais relevante foi a crise no comércio de exportação e importação (modalidade que recuava a década de 1820 na cidade) que levará a falência ou fechamento da maioria das empresas (a partir da década de 1920). Muitos viajantes ligados a representação comercial não frequentarão mais os hotéis e o centro histórico e seus casarios começarão a sofrer a falta de manutenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário