História e Historiografia do RS

quarta-feira, 1 de abril de 2020

GUERRA DO PARAGUAI E OS POETAS


O Rio-Grandense. 04 de agosto de 1899. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 


       José Arthur Montenegro é um nome de referência na pesquisa da Guerra do Paraguai. Ele pesquisou por décadas o tema e manteve contato com participantes diretos e indiretos deste conflito militar. Este esforço resultou em avolumado material iconográfico, fotográfico, cartográfico, documental, diários etc, referente ao maior conflito militar da América do Sul. 
      Este esforço de coleta de material foi realizado a partir de Rio Grande onde ele residia. Grande volume de cartas foram enviados por ele e o carimbo identificando a cidade do Rio Grande rumou para o Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai etc. Grande parte deste acervo está preservado na Biblioteca Rio-Grandense.  
       Montenegro também publicou em jornais documentos e biografias de personagens, além de compilar e publicar poemas como este sobre a "tomada de Uruguaiana". 
     Neste ano que se comemora os 150 anos do final da Guerra do Paraguai é preciso rememorar a atuação de José Arthur Montenegro na preservação da memória da guerra que envolveu o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário