História e Historiografia do RS

quinta-feira, 9 de abril de 2020

GRIPE ESPANHOLA NOS ESTADOS UNIDOS

Pacientes com a gripe de 1918 sendo atendidos por enfermeiras da Cruz Vermelha em Oakland, Califórnia. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/43/1918_flu_in_Oakland.jpg/800px-1918_flu_in_Oakland.jpg
    Nos Estados Unidos a gripe surgiu entre marinheiros embarcados no Porto de Boston aguardando a partida para as frentes de combate. No dia 28 de agosto vários casos foram registrados. A gripe chegou à base militar de Fort Devens, situada a 50 km de Boston, no dia 8 de setembro, onde causou milhares de mortes entre jovens e saudáveis soldados norte-americanos. O saldo final foi de mais de 500.000 mortos. 
      A expectativa de vida nos Estados Unidos em 1917 era de 51 anos e em 1918 baixou para 39 anos, recuando para o nível de cinqüenta anos antes da epidemia. 
     Uma lição traumática que não foi esquecida pelo Governo ou pela população que estocou antigripal para enfrentar a gripe A. No atual momento, a pandemia pegou com relativa surpresa (por sua rapidez) os norte-americanos e sem a garantia de medicamentos eficientes à disposição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário