História e Historiografia do RS

terça-feira, 14 de abril de 2020

G. LITTRAN EM RIO GRANDE

Bisturi, 9 de março de 1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

      Guilherme Litran nasceu em Almeria (Espanha) em 1840 e morreu em Pelotas em 1897 (?). Se radicou em Pelotas em 1879 dedicando-se a pintura, desenho e docência de artes. A pintura a óleo de 1893 "Carga de Cavalaria" retrata a cavalaria farroupilha durante a Revolução. É uma obra clássica na produção imagética referente ao período farroupilha (das mais reproduzidas) e uma das primeiras pinturas no gênero histórico no Rio Grande do Sul. 
   Litran fazia exposições para venda de quadros em Rio Grande e o jornal Bisturi se refere a ele como "um artista consumado" e de "genial talento". Nesta exposição em início de março de 1890 ele trouxe duas obras: "O Pasmo de Cicilia" (não foi vendido) e "Serpa Pinto" (comprado pelo proprietário do Café Moka). 
   Litran retornou para Pelotas e de lá partiria para Porto Alegre, onde tentaria comercializar os seus quadros.                  Busquei informações sobre os dois quadros mas não conseguir fazer avanços. Um ficou em Rio Grande e o outro foi vendido em Porto Alegre?
       Como o jornal Bisturi é caricato, muitas preciosidades foram retratadas pelo caricaturista Thadio Alves do Amorim durante a existência deste jornal e também em outros periódicos que ele participou. Este esboço abaixo mostra o que seria o quadro de Litran cujo personagem é o major português Serpa Pinto (militar, aventureiro na identificação do continente africano e tido por herói). A charge permite saber que houve uma disputa pelo quadro entre o sociedade "Congresso Português" e "Manoel português" (proprietário do Café Moka). 

Bisturi, 9 de março de 1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

      Na edição do dia 16 de março a capa é dedicada a inauguração do quadro de Serpa Pinto no Café Moka. Manoel português é esboçado no alto de uma escada e preparando o ambiente para os festejos.  
Bisturi, 16 de março de 1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 


Bisturi, 16 de março de 1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 


      Em tempo! 

      A obra mais conhecida de G. Litran que homenageia a cavalaria farroupilha.: 
G. Litran, Carga de Cavalaria, 1893. Acervo: Museu Júlio de Castilhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário