História e Historiografia do RS

sábado, 4 de abril de 2020

CICLONE EXTRATROPICAL

https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/04/03/ciclone-extratropical-provoca-ventos-de-150-km-h-no-sul-do-br-2645
       
       O silêncio ensurdecedor desta madrugada de sábado chega a ser estranho! A quinta-feira e a madrugada da sexta-feira foram de intenso som do vento em Rio Grande. A fúria do ar em movimento arrastava objetos e virava vasos de flores. 
      O vórtice de um ciclone extratropical tocava o litoral do Rio da Prata e provocava esta movimentação atmosférica. Para somar entrou uma frente fria que tornou gélida a madruga deste sábado.
     No site da praticagem da Barra do Rio Grande printei estes detalhes (reproduzidos abaixo) da estação meteorológica da praticagem. Não foi a velocidade mais alta do vento (no Chuí chegou a mais de 90 km/h) mas dá para sentir o que é o efeito de um ciclone extratropical. 
      Vamos interpretar as informações: eram 15h07 do dia 2 de abril de 2020; a temperatura era de 22,3० e a sensação de 18,2०; a pressão atmosférica moderadamente baixa 1007,7 mb; vento de 35,7 kt  WSW (oeste sudoeste), para converter em quilômetros por hora precisamos multiplicar 35,7 kt (nós) por 1,852 = 66,11 km/h. São quase 70 km por hora naquele momento!    
     Mais abaixo estão os avisos de mau tempo para as embarcações: aviso de vento muito forte/duro com força 8/9 (aproximadamente 80/90 km/h no Oceano - área Alfa). Ondas de 3 a 5 metros e aviso de ressaca na praia com ondas de 2,5 a 3,5 metros. 
     Imagens da televisão desta sexta confirmaram a previsão da forte ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e com as ondas chegando até as dunas no Cassino.    
   *O vento pareceu forte em Rio Grande. Porém, entre Laguna e o Farol Santa Marta (Santa Catarina) na manhã da sexta-feira foi registrado rajada de 153 km/h.  Queiram me desculpar, mas, isto não é mais vento é furacão...


http://www.rgpilots.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário