História e Historiografia do RS

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

FOTOGRAFIA AÉREA DE 1932

Acervo: https://www.facebook.com/groups/fatosecoisasdeantanho/

       A fotografia aérea pode trazer informações relevantes para a compreensão da evolução urbana! 
      Olhei esta fotografia buscando a compreensão de sua legenda "Sacco da Mangueira - Rio Grande - 27 de maio de 1932". Sempre busco a observação de coerências geográficas e arquitetônicas para constatar da veracidade da informação. 
      Inicialmente fiquei um pouco confuso sobre a localização do trecho do Saco da Mangueira até que um ponto seguro de geo-referenciamento saltou os olhos: o reservatório da Hidráulica que foi aí instalado em 1876. 
   Como diria Jack Estripador, vamos por partes!. Inicialmente vou recortar a fotografia:


Parte superior da fotografia com o Saco da Mangueira, a estrada da Barra (onde seria construído o Super Porto nos anos 1960) e a Barra do Rio Grande (canal de acesso ao Porto Novo e Porto Velho).  No horizonte, difuso, o Oceano Atlântico.

Parte inferior mostrando o Saco da Mangueira, edificações junto a orla do Saco da Mangueira e especialmente, construções na extensão da atual Av. Presidente Vargas em direção ao futuro Pórtico. 

Reservatório da Hidráulica. Numa linha reta para a parte superior estaria o Pórtico (somente construído em 1950...). A formação verde fica na direção do Parque do Trabalhador onde na época funcionava a sede da linha ferroviária ligando Rio Grande ao Balneário Cassino. 
        Algumas questões: 
       Seria possível uma fotografia aérea da cidade em 1932? Sim, em 1927 começou a funcionar a Linha da Lagoa ligando Rio Grande-Pelotas-Porto Alegre sendo utilizado o hidroavião Atlântico para pousar no Saco da Mangueira - o qual está sendo retratado na fotografia após a decolagem ou no pouso. Em 1932 o hidroavião utilizado se chamava "Gaúcho". 
   A Hidráulica está isolada de qualquer construção evidenciando a ausência de loteamentos e do crescimento consistente da cidade na atual Av. Presidente Vargas até o início da atual Av. Santos Dumont. A partir da década de 1940 e, especialmente na década de 1950, esta área da cidade receberá vários loteamentos e o crescimento se fará sentir até a Vila São Miguel (que foi implementada nos anos 1950). 
      Para se localizar: identificando a Hidráulica é útil traçar uma linha reta até a parte superior da fotografia onde há um conjunto de árvores e imaginar o pórtico de entrada na cidade (que só foi construído em 1950).  
    Ao mesmo tempo que se observa a areia e água acumulada nesta vasta área, se constata alguma ocupação na parte superior próxima ao Saco da Mangueira: onde está a atual Presidente Vargas que apresenta construções em ambos os lados (ou seja, a ocupação nesta área seguiu a Avenida e o restante da área ainda permaneceu um anecúmeno).      
     Para concluir a investigação preliminar: a legenda e data da fotografia são coerentes com o processo de expansão urbana da cidade do Rio Grande. Esta imagem é um documento relevante para confirmar estudos do ritmo de ocupação humana no pontal do Rio Grande.  

Ocupação atual desta área (13-01-2020). Conforme Google Earth. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário