História e Historiografia do RS

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PORTO NOVO


Porto Novo. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

        O jornal Echo do Sul noticiava em sua edição de 9 de março de 1915 que o Porto Novo começava a funcionar permitindo que navios de grande porte pudessem atracar: “Os armazéns são em número de oito, de 120 metros de comprimento por 20. O que lhe da à capacidade de 7.200 metros quadrados de superfície. Sobre o cais existem já prontos 14 guindastes elétricos. As linhas férreas do cais também já estão prontas e bem assim a comunicação com a Compagnie Auxiliare des Chemins de Fer. Para movimentar todos os aparelhos do Porto, internos e externos, a Compagnie já tem montada uma usina de energia elétrica de 600 kilowatts de capacidade. As obras do porto reclamavam o aterro de uma área de 120 hectares de terrenos pantanosos, agora saneados, transformados em terra firme”. 

     A área do Porto Novo antes do aterramento era pantanosa formando a Ilha do Ladino onde existiu um forte espanhol em 1776. Fotografia do Porto Novo entre 1915-20. 

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