História e Historiografia do RS

terça-feira, 19 de novembro de 2019

QUE LOCAL É ESTE?

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

             Para identificar esta fotografia o nível de dificuldade é muito alto! Areia e estruturas estranhas... 
        Por uma série de correlações com outras fotografias e plantas urbanas surge uma explicação para uma cena repleta de incógnitas. 
        Mas a identificação vai trazer maiores surpresas e até espanto: é a praia do Cassino e o prédio é a face dos fundos do Chalé dos Dois Bicos. Na linha do horizonte estão as casinhas para a troca de roupa dos banhistas já à beira do oceano. A areia está muito mexida (se observa cavalos e cavaleiros)  e inclusive forma combros que deviam dificultar o deslocamento. À direita o trilho do bonde é visível e devia ser o ponto terminal de chegada junto à praia. Um terreno cercado com vegetação ficava nas imediações (há uns 20 metros) do atual Supermercado Guanabara. Ou seja, o Chalé dos Dois Bicos ficava na parte central da Avenida Rio Grande em seu encontro com a Avenida Atlântica (na quadra anterior do Supermercado e da SAC).
    Quando da inauguração do balneário em 1890 o Restaurante dos Dois Bicos já estava atuando e ficava próximo a beira-mar. Nesta fotografia, a distância é considerável  evidenciando o recuo do Mar (o recuo terá algo a ver com a construção dos Molhes da Barra?). A fotografia é de aproximadamente 1920-1925 (hipótese de trabalho). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário