História e Historiografia do RS

sábado, 15 de julho de 2017

IGREJA DO SALVADOR

Cartão-postal da Igreja do Salvador por volta de 1905. Acervo: Museu da Cidade do Rio Grande. 


A Paróquia do Salvador foi criada em outubro de 1891 por missionários vindos do Seminário da Virgínia, membros da Igreja Episcopal Anglicana dos Estados Unidos (EUA). Até o ano de 1899, os cultos e reuniões eram realizados em uma capela de tábuas que fora adquirida da Igreja Presbiteriana, quando então foi construída a atual Igreja do Salvador. O reverendo Lucien Lee Kinsolving foi o idealizador da construção do templo e residiu durante 20 anos em Rio Grande, sendo, em 1898, eleito o primeiro bispo da Igreja Episcopal Brasileira. Em 1903 Kinsolving fundou em Rio Grande o Seminário Teológico da Igreja Episcopal e lecionou várias disciplinas. Em sua memória foi edificado um busto em frente à Igreja do Salvador.


O prédio se destaca pela grandeza arquitetônica de estilo neogótico inglês, tendo a planta baixa em formato de cruz. A entrada principal é marcada por uma grande torre e um quadro de azulejos intitulado “Cristo sobre as águas”.

Suas portas e janelas são em formatos ogivais em autêntico estilo anglicano, característico desta arquitetura religiosa. Possui janelas de vitrais coloridos em quase todo o seu entorno, sendo que a parte externa nunca foi reformada, ou seja, permanece original até os dias de hoje. Em 1925, foi construído ao lado da igreja, um salão e uma casa paroquial.

As pedras para a construção da igreja vieram, em sua maioria, do Capão do Leão. Os demais materiais são provenientes de outras localidades como a cidade de Santa Maria e, até mesmo importados da Inglaterra.

Cartões-postais do período 1905-1920, evidenciam a atração arquitetônica que era e continua a ser este belíssimo prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário